Projeto cria cadastro nacional de pessoas com doenças demenciais

O Projeto de Lei 1933/21 cria o Cadastro Nacional de Pessoas com Doença de Alzheimer ou outras doenças demenciais. Segundo o texto, o cadastro será utilizado na busca por pessoas com essas doenças que estejam desaparecidas e para facilitar o acesso de pacientes a novos tratamentos. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, o cadastro eletrônico reunirá informações da base de dados do governo federal, as oferecidas por familiares e as coletadas em censos nacionais e em pesquisas realizadas no País.

O cadastro será mantido pelo Executivo federal e poderá ser consultado por órgãos de segurança pública federais, estaduais e municipais e por serviços de saúde, de pesquisa científica e de Justiça.

Leia também: Deputados criticam situação atual da economia e cobram ao ministro

"A doença de Alzheimer, assim como outras doenças demenciais, como as doenças de Parkinson, de Pick, de Huntington, entre outras, causa uma debilitação progressiva em diversas funções psicológicas importantes, como a memória”, explica o autor do projeto, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). “Dessa forma, quando uma pessoa se perde, ela não consegue dar informações suficientes para que a família receba um contato”, acrescenta.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). (Agência Câmara)

MEDCOR Exames Cardiológicos