Logo

MP Eleitoral recorre ao TSE contra diplomação de prefeito de Nova Iguaçu

Para PRE, Rogério Lisboa está inelegível desde que TRE/RJ o condenou por atos de 2016

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro quer a cassação do diploma do prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Rogério Lisboa (PP), e do vice-prefeito Juninho do Pneu (Rogério Teixeira Júnior, DEM) em razão da condenação de Lisboa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) por captação e gastos ilícitos de recursos e uso indevido de meios de comunicação na campanha de 2016.

A PRE entrou com recurso eleitoral especial para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgar se restaura a sentença do TRE, de novembro de 2019, em que a condenação de Lisboa o tornou inelegível, tal como ao candidato eleito a vice-prefeito em 2016.

Leia também: Ministério Público volta a pedir multa a prefeito e secretário de Caxias

Se o recurso da PRE for atendido e o TSE reconhecer a inelegibilidade de Lisboa, a Justiça Eleitoral convocará nova eleição em Nova Iguaçu. No recurso especial, a procuradora regional eleitoral Silvana Batini notou que, em novembro de 2020, durante a campanha do réu pela reeleição, o TRE rejeitou recurso (embargos de declaração) de Lisboa. A PRE já vinha reiterando ao Tribunal que pautasse o julgamento do recurso antes da votação, que ocorreu dois dias após o julgamento definitivo, favorável à cassação do diploma. A defesa alegaria que o resultado do julgamento só foi publicado após ele ter sido reeleito.

“A inelegibilidade superveniente teve como fato gerador a sessão de julgamento do dia 13 de novembro, antes da data das votações”, afirmou a procuradora regional eleitoral no RJ, que cita a jurisprudência do TSE pela execução imediata de decisões como essa. “Assim, a publicidade ocorre de imediato, com a data de sessão de julgamento, cuja conclusão já é apta a produzir efeitos jurídicos. A publicação posterior nada mais é do que a reprodução documental do que antes foi decidido, para fins de segurança quanto ao transcurso de prazos recursais. Mas não para aperfeiçoamento de situação jurídico-material – a inelegibilidade superveniente de Rogério Lisboa.”

Adiamentos – A situação de um político julgado inelegível pela Justiça Eleitoral governar Nova Iguaçu decorre de uma postura atribuída no TRE ao próprio político. Para o desembargador eleitoral Guilherme Couto, “ele já era inelegível desde muito tempo, mas entrou com os embargos, nos quais houve um festival de protelações, com a devida vênia. [...] Veio questão de ordem em questão de ordem quando o tema estava para ser incluído em pauta de julgamento. Houve adiamento atrás de adiamento.”

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.