Logo

Campanha de Vacinação contra Influenza inicia segunda-feira (19/4)

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima segunda-feira (19/4) de abril, se estendendo até 9 de julho. O município recebeu, até o momento, 15 mil doses do Governo do Estado. A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) será feita em três etapas.

 

Crianças de seis meses até 6 anos e 11 meses de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos a serem vacinados.

O segundo grupo, a partir de 11 de maio, é formado por idosos (acima de 60 anos) e professores.

Já na terceira fase, que começa em 9 de junho, serão imunizados pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

Importante:

  1. Quem tomar a vacina da gripe deve esperar, pelo menos, 15 dias para tomar a vacina da covid-19.
  2. Quem tomar a vacina contra a covid-19, coronavac ou astrazeneca, poderá tomar a vacina da influenza após 15 dias de intervalo da segunda dose.

Vale lembrar que é necessário apresentar o Cartão SUS e, quem tiver, a caderneta de vacinação. Pacientes com doenças crônicas necessitam ter a prescrição médica com a indicação da vacina. Profissionais da saúde devem estar munidos com a carteira profissional ativa.

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada este ano devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), lembrando que essa vacina não previne contra a covid-19. Vale lembrar que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação tem por objetivo diminuir a contaminação de influenza na população.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.