Secretário de Saúde de Duque de Caxias deixa o cargo

José Carlos, no cargo há quatro anos, comunicou saída em rede social sem explicar os motivos

Secretário de Saúde de Duque de Caxias deixa o cargo Reproducao Facebook

O Secretário de Saúde de Duque de Caxias, José Carlos, entregou o cargo na manhã desta sexta-feira (19/2). A saída foi tornada pública em uma postagem no Facebook.

José Carlos, no entanto, em nenhum momento faz menção aos motivos de seu afastamento do cargo que ocupa desde janeiro de 2016. Fontes não oficiais, porém, confirmam o afastamento por iniciativa do próprio secretário.

Leia também: Programa Fomenta Maricá beneficia 330 MEIs

No Facebook, José Carlos diz que se despede “com o coração de cheio de gratidão do lugar que ocupei com orgulho, por 4 anos”. Falou de sua dedicação à medicina, diz não ter arrependimentos e fez agradecimentos à sua equipe e ao prefeito. “Nos vemos em breve”, diz José Carlos ao final da postagem. Para alguns amigos que circulam nos gabinetes do governo, que preferem não se identificar, o ex secretário continua gozando de prestígio e amizade do prefeito e membros de sua família, sendo um nome cotado para disputa a cargo eletivo “com apoio da família Reis”.

Em nota publicada em seu perfil no Instagram a prefeitura informou que o cardiologista Antônio Manoel de Oliveira assume a pasta a partir desta sexta-feira (19/02).

Sem mais detalhes a nota informou também que “a troca aconteceu devido a um movimento natural de renovação do governo”.

Vacinação na rua

           

Secretário de Saúde de Duque de Caxias deixa o cargo Reproducao InternetO então secretário virou polêmica no início do mês de fevereiro ao ter um vídeo divulgado nas redes sociais e reproduzido em rede de televisão, aplicando a vacina contra a Covid-19 em plena via pública, no centro do município, o que gerou reações de internautas e moradores.  No vídeo, José Carlos aparece fazendo as aplicações na Avenida Governador Leonel Brizola, acompanhado por um homem que carrega um isopor com as doses. O secretário não usava luvas durante a aplicação das doses.

A publicação do vídeo provocou ameaças do Prefeito Washington Reis a quem dali para a frente fosse flagrado filmando esse tipo de ação, em entrevista a uma emissora de rádio onde frequentemente dá longas entrevistas. “Quem fizer isso vai ser linchado”, disse irritado o prefeito no ar. O Secretário de Saúde do Estado, Carlos Alberto Chaves, declarou em entrevista ter ficado “horrorizado”. Segundo ele, "Esse tipo de ação atrapalha a vacinação".

A vacinação em Duque de Caxias acabou virando alvo de atenção da justiça. Por iniciativa do Ministério Público, a Prefeitura foi proibida pela Justiça de aplicar doses nos trabalhadores da Educação, o que, segundo o órgão, foge das prioridades preconizadas pelo Ministério da Saúde. O resultado é que acabou faltando doses para o público prioritário.

Texto atualizado pela redação as 15h58.