Logo

Alerj aprova acúmulo de cargos remunerados para pedagogos

PEC ainda precisa ser aprovada em segunda discussão pela Casa.

Alerj aprova programa de valorização das direções Reprocao AlerjPor 51 votos favoráveis e dois contrários, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (27/10), a proposta de emenda constitucional (PEC) 49/20, dos deputados Waldeck Carneiro (PT) e Gustavo Tutuca (MDB), que permite aos pedagogos o acúmulo de cargos técnico-pedagógicos remunerados em instituições de ensino.

Por se tratar de uma emenda à Constituição Estadual, a medida ainda deverá ser aprovada em uma segunda discussão por maioria qualificada, ou seja, pelo menos 42 parlamentares.

Leia também: Alienação onerosa de armas de fogo será garantida a profissionais de segurança

A norma valerá para os cargos em instituições estaduais, municipais ou federais (neste último caso, desde que uma das vagas seja em instituições estaduais e municipais). A medida também se aplica a quem ocupar cargo de natureza técnico-pedagógica que seja titular de diploma de licenciatura de nível superior, desde que também seja pós-graduado em uma das áreas da pedagogia. Atualmente, a Constituição só prevê o acúmulo de cargos para professores e médicos.

“O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vem instando os pedagogos que acumulam duas matrículas a abrir mão de uma delas. A corte ignora a natureza da pedagogia, que muitas vezes se confunde com a docência quando exercida em instituição educacional, e faz pouco caso da própria organização do curso de graduação, conforme o Conselho Nacional de Educação (CNE)”, justificou Waldeck Carneiro.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.