Estado inaugura no Hemorio novo centro para transplante de medula óssea

Unidade retomará o procedimento em outubro e receberá pacientes de outros hospitais

Estado inaugura no Hemorio 7 Bazilio RJA Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro inaugurou, nesta sexta (11/9), o novo centro de transplante de medula óssea do Hemorio.

O centro funcionará no quarto andar do prédio da unidade, no Centro do Rio, em área fechada, isolada e com purificação de ar para diminuir a propagação de microorganismos. Participaram da inauguração o secretário de Estado de Saúde, Alex Bousquet; a diretora executiva da Fundação Saúde, Odete Gialdi; e o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Com o novo espaço, que está sendo equipado com materiais de alta qualidade, o Hemorio retomará, em outubro, o programa interno de transplantes. A unidade também receberá pacientes de outros hospitais. Agora, quatro hospitais públicos do Estado do Rio realizam os transplantes de medula óssea: o INCA, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ; o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj; e o Hemorio, que será referência para transplantes autólogos (feito com as células-tronco hematopoiéticas do próprio paciente).

Leia também: ALERJ autoriza prorrogação de vacina contra HPV

- Inaugurar um espaço tão importante, em um dos momentos mais desafiadores para o nosso Estado, é muito gratificante. O Hemorio é um dos principais pilares da saúde do Rio de Janeiro e agora vai beneficiar ainda mais doadores e pacientes - disse Bousquet.

Médicos especialistas em transplante de medula foram recrutados por meio de concurso público realizado pela Fundação Saúde, que é responsável pela gestão do Hemorio. Os transplantes de medula óssea têm o potencial de salvar muitas vidas, ao aumentar a chance de cura em doenças como leucemias agudas, mielomas e linfomas.

- A prestação de serviços de saúde no Rio de Janeiro com qualidade é nosso compromisso para com toda a população fluminense. A inauguração do novo centro de transplante de medula óssea mostra que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito a percorrer - afirmou a diretora executiva da Fundação, Odete Gialdi.

Como a oferta de leitos para transplantes autólogos era muito limitada, o Hemorio muitas vezes precisava enviar pacientes para centros de transplante em Juiz de Fora (MG), Vitória (ES) ou Jaú (SP). Essa dificuldade acabou. Há 26 pacientes aguardando o transplante.

- O Hemorio sempre foi reconhecido pela sua excelência no atendimento, e agora, com a inauguração deste novo centro, será possível direcionar esforços ainda maiores para a saúde dos doadores e pacientes. A inauguração desse espaço é um marco importante para nós e para todos os moradores do Rio de Janeiro - explicou o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Bousquet fez uma visita completa ao hospital, incluindo a ala pediátrica.