Coluna do Moreira

bastidores_brasiliaMoreira Franco, é Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

Incentivo ao emprego

Já vigora em algumas cidades brasileiras, especialmente em capitais, nova regra para o seguro desemprego, precisamente para o trabalhador que pedir o benefício pela terceira vez, em 10 anos. Ele receberá o auxílio, mas terá de fazer um curso de qualificação, habilitado pelo Ministério da Educação.

Essa preocupação com a qualificação do trabalhador desempregado é muito importante, pois, além de deixá-lo habilitado para voltar a procurar um posto no mercado de trabalho, contribui para sua permanência no novo emprego.

Qualificar e manter

Pesquisa do Ibope, em junho, constatou que a expectativa de manutenção do emprego caiu 7,8% em relação ao mês anterior. A informação deve servir de alerta, pois não se pode arriscar a perder uma das grandes conquistas recentes, que é o aumento da ascensão ao mercado de trabalho formal e a consequente redução da informalidade.

Rigor na telefonia

Já vai longe a época em que vivíamos sem tanta dependência, ou quase nenhuma, da telefonia móvel. Antes, as urgências eram outras. Hoje, o celular passou a ser fundamental para a vida social, pessoal ou profissional de qualquer pessoa. As empresas, a sociedade, ninguém vive mais sem dispor do serviço.

É difícil imaginar o nosso dia a dia sem o telefone móvel. O controle sobre o espaço e o tempo em nossas vidas mudou consideravelmente depois dessa conquista. Aos poucos, fomos deixando de usar o celular apenas para falar e passamos a utilizá-lo também para enviar SMS (mensagens curtas de texto) e nos conectarmos com os diversos serviços disponíveis na internet, entre outras facilidades.

Melhor educar

Nos últimos dias, os meios de comunicação estamparam a notícia inquietante de que o endividamento das famílias brasileiras é o maior em sete anos. Mais que dobrou nesse período. A imprensa divulgou que as dívidas estão consumindo quase 43% do que o brasileiro ganha em 12 meses.

O negócio é reaproveitar

O Brasil perde R$ 8 bilhões por ano, quando deixa de reciclar todo resíduo que poderia ser reaproveitado e que acaba indo para os aterros e lixões das cidades, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão vinculado à SAE.

É fato. Mas esse quadro vem melhorando, embora ainda lentamente. Há muita gente enxergando na reciclagem uma oportunidade de negócio. Ou seja, entendendo que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, reciclar também é uma atividade capaz de gerar benefícios econômicos e financeiros.

Oportunidade para muitos

Pode parecer que falta muito, mas, na realidade, faltam apenas dois anos para que os jogos da Copa do Mundo aconteçam no Brasil. Falta pouco. Muito pouco, para o volume de providências que precisam ser tomadas. As oportunidades de negócios já começaram e está passando da hora para quem pretende investir nelas. Além das áreas relacionadas ao turismo, cruciais para um evento dessa magnitude, existem outros nichos do mercado que também precisam ser reforçados para funcionarem bem.

MEDCOR Exames Cardiológicos