coluna saude roberto daiub

Coronavírus

  • Published in Saúde

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada COVID-19.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil no microscópio parecendo uma coroa.

O período de incubação (tempo para os primeiros sintomas aparecerem) após a contaminação por coronavírus, pode ser de 2 a 14 dias. 

 

Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre , coriza , dores no corpo e cabeça, tosse e dificuldade para respirar.

A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar (gotículas de saliva ao falar) ou por contato pessoal com secreções contaminadas tais como: espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfície contaminadas seguido de contato com a boca e olhos.

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
  2. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  3. Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  4. Ficar em casa quando estiver doente.
  5. Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
MEDCOR Exames Cardiológicos