coluna saude roberto daiub

Infecções bucais não tratadas podem gerar problemas cardíacos.

  • Published in Saúde

Um estudo divulgado em pela American Heart Association, a Sociedade de Cardiologia dos Estados Unidos, apontou que problemas de saúde bucal podem estar na origem de muitos males cardíacos. Segundo a pesquisa, problemas cardiovasculares como aterosclerose (artérias entupidas) e acidente vascular cerebral (AVC), muitas vezes, são ligados a inflamações provocadas por bactérias bucais.

 

O estudo é mais um elemento a comprovar o que profissionais da área da saúde já defendem com veemência: uma boa saúde geral começa pela boca. Além do impacto dos alimentos e das bebidas que ingerimos em nosso dia a dia, nosso organismo torna-se mais vulnerável a infecções e outros problemas à medida em que negligenciamos questões como a higiene bucal e os cuidados com as gengivas e a língua.

Muitas das vezes, o paciente tem inflamações na boca (periodontites e/ ou gengivites)  com bactérias que vão se alojar nas válvulas do coração formando as chamadas “vegetações” causando doenças graves como  ENDOCARDITE (inflamação do endocárdio , área mais profunda do tecido que reveste o coração) e/ou MIOCARDITE (inflamação do miocárdio , músculo cardíaco) .

Essas doenças quando não diagnosticadas a tempo e tratadas com rapidez podem inclusive levar a morte do paciente.

MEDCOR Exames Cardiológicos