coluna saude roberto daiub

Asma x Bronquite

  • Published in Saúde

Do ponto de vista clínico, existe uma certa sobreposição de sintomas. A característica básica da asma é ser uma doença que se manifesta em forma de crises provocadas por broncoconstrição, isto é, um fechamento das vias aéreas por inflamação e contração da musculatura. Se o mal-estar for passageiro e, vencida a crise, a pessoa voltar absolutamente ao normal, é asma.

Já a bronquite se distingue pela ocorrência de tosse produtiva crônica, com catarro, por mais de três meses num ano, durante dois anos consecutivos. A confusão existe porque bronquite crônica também pode ocasionar broncoconstricção que dificulta a respiração e produz sintomas semelhantes aos da asma como falta de ar e chiado no peito. A diferença fundamental, porém, é que a crise asmática é reversível. Às vezes passa espontaneamente, embora sempre demande cuidados. Há dois tipos de tratamento: o indicado para a manifestação aguda, o ataque de asma, e o tratamento de manutenção.

Em todos os casos procure consultar um pneumologista para melhor acompanhamento e diminuição das crises, e seja adepto de algumas orientações simples como principalmente parar de fumar.

MEDCOR Exames Cardiológicos