coluna saude roberto daiub

Leptospirose

  • Published in Saúde

A leptospirose é um grupo de infecções causadas pela bactéria Leptospira. A doença aparece em muitos animais selvagens. Como os ratos por exemplo, que atuam como portadores e albergam as bactérias na urina; outros adoecem e morrem. As pessoas contraem estas infecções através de contato com a sua urina. Apesar de ser uma doença comum entre agricultores e pessoas que trabalham com esgotos e em matadouros, a maioria infecta-se por contato em águas contaminadas após períodos de chuvas intensas, por exposição direta  por muito tempo,ou pela entrada direta da bactéria através de um corte ou ferimento.

Os indivíduos costumam apresentar sintomas entre 7 e 20 dias após se infectarem com a bactéria Leptospira. A doença começa habitualmente com febre súbita, dor de cabeça, náuseas, vômitos, fortes dores musculares (principalmente nas panturrilhas) e calafrios. Pode haver inflamação das membranas que revestem o cérebro (meningite) rigidez da nuca, e por vezes torpor e coma. Estes sintomas não são o resultado da infecção do revestimento  cerebral, mas, na realidade, o efeito da inflamação causada pelos produtos tóxicos do organismo na sua tentativa de destruir aquelas bactérias. Se uma mulher grávida adoece com leptospirose, pode sofrer um aborto.

A doença de Weil é uma forma grave de leptospirose que provoca febre contínua, icterícia (cor amarelada nos olhos), alteração do nível de consciência, evoluindo ao coma, além de uma menor capacidade de coagulação do sangue,o que ocasiona hemorragias dentro dos tecidos. Ocorre grave comprometimento renal e hepático, podendo levar ao óbito em poucos dias.O médico pode confirmar o diagnóstico de leptospirose identificando as bactérias através de culturas do sangue, da urina, do líquido cefalorraquidiano ou então, mais frequentemente, detectando no sangue anticorpos contra as referidas bactérias.

A icterícia indica lesão hepática e pode significar um pior prognóstico da doença. O tratamento consiste em administração de antibióticos específicos. Nos casos graves, os antibióticos são administrados por via endovenosa. Os indivíduos afetados por esta doença não precisam ficar isolados, pois a transmissão não ocorre entre seres humanos.