Cerimônia lembra bombeiros mortos em serviço durante a tragédia de 2011

  • Published in Jornal

Todas as unidades do Corpo de Bombeiros prestaram homenagem aos militares exatamente dez anos depois da tragédia. Governador em exercício participou da solenidade no quartel de Petrópolis

Governador em exercício se reúne com moradores de TeresópolisNa madrugada do dia 11 para 12 de janeiro de 2011, uma tragédia assolava a Região Serrana do Rio de Janeiro.

Uma década depois, à meia-noite deste dia 12 de janeiro de 2021, um toque de silêncio - melodia utilizada para homenagear militares que morreram em serviço - foi executado de forma simultânea em todas as unidades do Corpo de Bombeiros em memória aos militares vítimas do maior desastre natural do Brasil. Do quartel de Petrópolis, o governador em exercício Cláudio Castro participou da solenidade e falou sobre a importância desses bombeiros.

Leia também: Estado, prefeitura do rio e ministério da saúde anunciam regulação única de leitos para pacientes com Covid-19

– Estamos aqui para lembrar dos atos desses heróis que perderam suas vidas cumprindo a missão de salvar a de outras pessoas. Além disso, estamos aqui assumindo compromissos de prevenção, de trabalho transparente para que tragédias e consequências como essas não ocorram mais. Nossa missão é ouvir e atender à população – afirmou o governador.

Ao todo, cinco bombeiros que morreram no desastre foram homenageados: o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição, os cabos Victor Lembo Spinelli e Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas, que prestavam socorro às vítimas e não resistiram aos ferimentos. Outros dois profissionais eram moradores de Teresópolis, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, e estavam em casa quando as residências foram atingidas. São eles os bombeiros Isaac Bravo (lotado no próprio quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé).

Além dos militares, durante o evento dessa madrugada de segunda para terça, 26 pessoas, órgãos e instituições também foram condecorados com a Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil por terem tido extrema relevância durante a tragédia. Ao todo, 82 condecorações foram entregues nos três quartéis - Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, desde o último domingo (10), quando teve início o ‘Governo Presente’ na Serra.

Agendas em Petrópolis

Nesta terça (12/01), terceiro e último dia do Governo Presente na Serra, o governador cumprirá agendas em Petrópolis e Areal, onde anunciará licitação para obras do conjunto habitacional Granja Disco, beneficiando 143 famílias. Além disso, na Cidade Imperial, o governador participa de entrega de cheques simbólicos do programa Agrofundo e inaugura a segunda Casa do Trabalhador na região, entre outros compromissos. Confira a agenda completa e todas as informações atualizadas em tempo real acessando http://bit.ly/GovRJnaSerra