Logo

Afinal, quem será o seu Prefeito?

Com placas, galhardetes, carros de som e candidatos nas ruas, o nosso voto no dia 07 de outubro é fundamental para o futuro da nossa cidade. Isso todos nós já estamos cansados de ouvir. Mas qual a importância do nosso voto neste momento para o futuro do nosso estado e do nosso país? Porque prováveis candidatos ao governo do Rio e até mesmo, a Presidência da República se aproveitam das eleições municipais para colocar o pé no acelerador com o objetivo de largar na frente na corrida para 2014?

Garotinho, Pezão, Lindbergh, Dilma, Lula, Crivella e Sérgio Cabral entre outros, não estão se candidatando a ocupar o cargo de prefeito em nenhuma cidade do estado. No entanto, além de emprestar suas imagens ao maior número de aliados políticos, sempre que possível estão presentes de carne e osso, pedindo o voto do eleitorado.

Alguns adotaram a vida de andarilho. Num mesmo dia, vão a várias cidades de uma mesma região. Além disso, aparecem na fotografia que estampa os santinhos de aspirantes de seus partidos e estarão nos programas de rádio e TV de todos eles.

Já os políticos com mandato, vão comendo pelas beiradas e não aparecem tanto nas campanhas, salvo em carreatas e caminhadas. Preferem inaugurar obras do que bater perna em campanhas e assim, estão igualmente fixando sua imagem na mente do eleitor.

Existem ainda os que gostam de “aparecer um pouco mais” e, além de gastar sola de sapato para pedir votos, aportam generosos valores financeiros em campanhas, apostando nas alianças algo muito mais valioso que sua imagem. Apostam seu futuro político em cidades onde o número de eleitores vale o investimento.

A consequência desta disputa antecipada atinge diretamente o eleitor na hora da escolha do candidato e atinge ainda o cidadão, que ao escolher o prefeito de sua preferência poderá futuramente ver a administração de sua cidade atrelada a interesses, acordos e comprometimentos pessoais, assumidos durante a campanha.

Tomemos como exemplo a nossa Duque de Caxias. Washington Reis se anuncia como o candidato do Sérgio Cabral. Já Samuquinha, é o escolhido do Garotinho e Dica, de Wagner Montes. Alexandre Cardoso é o prefeito do Lindbergh, do Lula e da Dilma... e afinal, quem é o seu Prefeito?

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.