Logo

Prestando contas

01 - Iniciamos o ano de 2009 com uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente sucateada. Não havia equipamentos, veículos, nem arquivos com a memória dos serviços prestados a população e ausência de pessoal especializado na área ambiental;

01.1 - Hoje conquistamos 07 (Sete) viaturas, sem custos para o município, todos os profissionais trabalham com Computadores e Impressoras, a rotina administrativa está dentro das normas da gestão pública e o nosso pessoal é especializado nas funções.

02 - Em 2009 a Secretaria Estadual de Ambiente, reprovou várias Licenças Ambientais expedidas no período de 2006 e 2008 em Duque de Caxias;

02.1 - Hoje o Licenciamento Ambiental está dentro do padrão IBAMA e INEA.

03 - No início de 2009 o contribuinte não tinha acesso rápido e impessoal aos serviços da Secretaria nem a legislação ambiental e informações importantes da política de uso do solo municipal;

03.1 - Iniciativa inovadora deu transparência aos trabalhos da Secretaria e colocou na internet todos os serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, através do endereço eletrônico www.caxiasmaisverde.blogspot.com.

04 - No início de 2009 o Movimento Social e o MST questionavam os Conselhos de Meio Ambiente e de Políticas Agrícolas;

04.1 - No ano de 2010 de forma transparente e democrática, envolvendo mais de 1000 (Mil) pessoas, foi realizado 02(duas) Conferências e empossados os dois Conselhos, sendo que o de agricultura é o primeiro do século XXI.

05 - No início de 2009, graças a permissão do governo anterior, vários crimes enquadrados na Lei 9605 de 1998 eram praticados em Duque de Caxias.

05.1 - Hoje, janeiro de 2011, tem registradas várias prisões e tolerância zero aos crimes ambientais.

06 - No início de 2009 não havia coleta seletiva, educação ambiental, Reserva Biológica Municipal e Parcerias;

06.1 - Hoje há a coleta seletiva de óleo e resíduos sólidos, o projeto guarda ambiental mirim, foi criada a 1ª Reserva Biológica Municipal do Estado do RJ a Rebio-Aequitativa e parcerias estão estruturadas para a qualidade ambiental em Duque de Caxias.

Caxias em nossa gestão é a única cidade do Estado do Rio de Janeiro a vacinar 100(cem) por cento do gado, a compra da merenda escolar direto do pequeno produtor rural,viatura para a região rural e a recuperação estrutural e estética do núcleo de Xerém, prédio de 70 anos que jamais tinha recebido uma reforma. São muitas conquistas na área ambiental e rural na atual administração que podemos em debate aberto aos filiados estar apresentando.

Samuel Maia dos Santos

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.