coluna direito Dr. Malone Machado

Grécia: Credores chegam para acertar novo empréstimo

Os representantes dos credores da Grécia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional, chegaram a Atenas nesta segunda-feira (27) para começar as negociações com as autoridades gregas sobre um novo empréstimo ao país. "As equipes das instituições estão em Atenas e o trabalho começa imediatamente", disse à tarde um porta-voz da Comissão Europeia (CE). Todos os representantes devem chegar até quarta-feira (29), adiantou a porta-voz, falando sobre "progressos passo a passo" para pôr em andamento um terceiro programa de ajuda, de pelo menos 80 bilhões de euros à Grécia. "Novas reformas da parte das autoridades gregas são esperadas para permitir um desembolso da parte do Mecanismo Europeu de Estabilização", o fundo de apoio da zona euro, adiantou a CE, que espera que o acordo se concretize na segunda quinzena de agosto.

ONU acusa Israel e palestinos por crimes de guerra

Israel e grupos armados palestinos podem ter cometido crimes de guerra durante o conflito na Faixa de Gaza, em 2014, informou a Organização das Nações Unidas (ONU) em um relatório divulgado nesta segunda-feira (22), em Genebra. A Comissão Independente de Inquérito da ONU sobre o conflito reuniu “informações substanciais que apontam para possíveis crimes de guerra cometidos por Israel e pelos grupos armados palestinos”, informa o relatório, solicitado pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

Bandeira cubana já pode ser vista na capital dos EUA

A bandeira cubana foi hasteada nesta segunda-feira (20) no Departamento de Estado norte-americano, em um gesto histórico que marca a retomada dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a reabertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos. A bandeira de Cuba juntou-se às outras hasteadas na entrada do Departamento de Estado, na capital norte-americana. O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo, iniciado em 17 de dezembro de 2014. Mas o presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o presidente norte-americano, Barack Obama, adotar medidas para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.

Justiça dos EUA investiga contrato entre a Nike e a CBF

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga um acordo de patrocínio de US$ 160 milhões entre a empresa de material esportivo Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi publicada sábado (13) pelo jornal americano Wall Street Journal. A investigação faz parte do processo que apura indícios de corrução na Federação Internacional de Futebol (Fifa), entidade que gerencia o futebol mundial.

Grécia: FMI está pronto para ajudar Atenas se for solicitado

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse nesta segunda-feira (6)  que está acompanhando de perto a situação na Grécia. Segundo ela, o FMI está pronto para ajudar o país se for solicitado. No domingo, 61,34% dos gregos que participaram do referendo rejeitaram as propostas dos credores internacionais - instituições europeias e do Fundo Monetário Internacional. Após o resultado, foi agendada para esta terça-feira (7) uma reunião de cúpula extraordinária da Zona do Euro. Posteriormente, haverá uma reunião do Eurogrupo.

EUA defendem continuidade de sanções contra a Rússia

O presidente norte-americano, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reafirmaram domingo (7) que as sanções do Ocidente à Rússia devem continuar até os russos respeitarem o acordo de cessar-fogo e a soberania da Ucrânia. “Os dois líderes discutiram a crise em curso na Ucrânia e concordaram que a duração das sanções dever ser claramente relacionada com a plena implementação, pela Rússia, dos acordos de Minsk [capital da Bielorrússia] e o respeito à soberania da Ucrânia”, informou a Casa Branca em comunicado divulgado durante a cúpula do G7, na região da Baviera, na Alemanha.

Mais de 30% da Grande Muralha da China desapareceram

Mais de 30% da Grande Muralha da China desapareceu ao longo do tempo devido as condições meteorológicas adversas e atividades humanas irresponsáveis, como a retirada de tijolos para construção de casas, noticiou nesta segunda-feira (29) a imprensa local estatal. Em alguns trechos, o monumento, considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), encontra-se tão degradado que as estimativas do seu comprimento total, de 21 mil quilômetros (km), estão em cerca de 9 mil quilômetros.

Governo líbio pede ajuda para conter o Estado Islâmico

O governo da Líbia reconhecido pela comunidade internacional, pediu ajuda externa contra o avanço do grupo extremista Estado Islâmico no país. As autoridades líbias têm receio de que se repita no país situação semelhante à do Iraque, onde os jihadistas controlam grandes áreas. “As cidades líbias estão sob uma ameaça crescente desse grupo e vai tornar-se difícil combatê-lo, como no Iraque”, disse o primeiro-ministro da Líbia, Abdallah Theni, em entrevista no domingo (31), em Al Baida, no Leste do país. A cidade está localizada entre Tobruk, sede do seu governo, e Darna, onde se refugiou por causa da crescente insegurança.

MEDCOR Exames Cardiológicos