Alerta geral

Nas últimas semanas, um dos assuntos que chamou a atenção do público brasileiro foi o caso da atriz Carolina Dieckmann, com a violação de sua intimidade por pessoas que conseguiram capturar informações arquivadas em seu computador e divulgá-las. Isso nos faz voltar a pensar em como estamos vulneráveis ao usar um sistema que talvez seja umas das nossas maiores conquistas nas últimas décadas.

 

O Brasil, segundo pesquisas, tem cerca de 80 milhões de internautas. Imagine-se, daí, quantas informações estão circulando diariamente no espaço virtual. Das mais sérias às mais banais. O problema é que, normalmente, quando conectados, não nos ligamos na possibilidade de alguém estar se apoderando de nossas informações naquele momento.

Já temos identificados alguns dos crimes cometidos no espaço cibernético. Vimos, recentemente, que a polícia se prepara para enfrentar esse tipo de crime. Na terça-feira passada, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tipifica, no Código Penal, delitos cometidos na inte rnet. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular. A proposta agora segue para votação no Senado.

Nada disso, porém, invalida o quanto estamos expostos e como passamos a correr riscos a partir do momento em que acionamos nossos computadores.

A verdade, como vimos recentemente, é que uma leve distração pode fazer um estrago grande. No caso da atriz, a polícia chegou lá, a lei vai ser aplicada, mas os efeitos da violação são irreversíveis. Por isso temos que nos defender, apostar nos meios de que dispomos para nos proteger, mas, sobretudo, temos que nos acautelar no uso desse instrumento.

O que aconteceu com a atriz Carolina Dieckmann é só um exemplo do que pode ocorrer com qualquer um que usa a Internet sem tomar as devidas precauções. Todo o cuidado é pouco. A Internet é um espaço livre, por onde transita todo o tipo pessoa.