Crescer com o turismo

Com o término do carnaval já é possível à indústria do turismo fazer o balanço da movimentação nessa temporada de verão no Rio de Janeiro. Mesmo com as chuvas, que se intensificaram no começo de 2012, municípios fluminenses conseguiram atrair milhões de visitantes, sejam direcionados para a capital, cidades litorâneas ou na serra.

Os números que sustentam esse segmento permitem-nos alcançar um trânsito de quase 3 milhões de turistas até março. O fluxo maior é de brasileiros – 2,2 milhões –, e o de estrangeiros se aproxima de 750 mil. Como cada turista tem gasto médio diário de US$ 300, o volume de dinheiro que circula no período chega a US$ 2,2 bilhões.

Isso reforça ainda mais a necessidade de acompanhamento do setor para que cresça a cada ano. Saber como a rede hoteleira está se comportando, ou até mesmo os bares e restaurantes, é crucial para assegurar que o turista retorne satisfeito e resolva voltar mais vezes e, ainda, que propague esse atendimento.          

Pelos menos seis grandes eventos prometem um aquecimento no mercado. Alguns terão impacto imediato no município do Rio, como a Rio+20, no meio do ano. Mas é possível prever que mesmo a Copa de 2014 ou as Olimpíadas Rio 2016 vão atrair turistas que terão interesse em conhecer outras cidades.

Outro ingrediente deve ser levado em conta: a publicidade que o Rio de Janeiro ganhará irá despertar o interesse, especialmente, dos estrangeiros, que poderão injetar mais dinheiro na economia. Isso vai possibilitar ganhos indiretos a fornecedores de produtos para hotéis e pousadas, indústria de alimentos e bebidas ou indústria de entretenimento.

Esse impacto levará ao incremento da oferta de postos de trabalho. Assim, o trabalhador que enxergar a movimentação colherá os benefícios daquilo que projeta o mercado. Mas um importante conselho deve ser dado: é preciso que os candidatos estejam qualificados para que ocupem as melhores vagas, ou seja, aquelas com os maiores salários.

MEDCOR Exames Cardiológicos