Logo

Manifesto dos saberes

Não é possível mapear todos os perfis presentes às manifestações de sexta-feira ou de domingo. Mas foram muitas pessoas. E buscar naquele barulho, nas centenas de cartazes, nas palavras de ordem, nos panelaços, nas declarações à imprensa uma síntese sem cores partidárias seria um exercício fundamental para a política dar um passo à frente.

Não é menosprezando a origem do movimento que vamos calar a indignação. Só ações concretas, que possam emergir a partir da escuta atenta das vozes, é que nos levará a responder às demandas por menos corrupção e impunidade e mais educação e saúde. Temos o hábito de julgar e seguir em frente, quando a melhor atitude agora seria parar e avaliar o que está acontecendo.

A população sabe que paga impostos. Matérias internacionais que comparam países dão conta que o Brasil é um dos que possui a maior carga tributária do mundo. Por isso, sabemos também o que representa ver o dinheiro pago pelo nosso trabalho indo para os bolsos de indivíduos e empresas.

Em abril o Fórum vai realizar um seminário para abordar propostas para retomar os investimentos no setor de óleo e gás no estado do Rio de Janeiro. Sabemos que maior do que a crise está a percepção da falta de saídas dela. Mudar essa percepção é um passo importantíssimo para sairmos do imobilismo. E isso só é possível se conseguirmos juntar a iniciativa privada, os gestores públicos e a academia para pensar essas ações em conjunto. É dessas múltiplas vozes e experiências manifestadas diante de uma agenda urgente que poderemos avançar.

2018 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Valente Soluções.