Alimentação saudável já

No Brasil, são servidas 40 milhões de merendas escolares por dia. Deste montante, 30% tem de vir, por força de lei, da agricultura familiar e/ou orgânica. A lei, que revoluciona por garantir uma reserva de mercado aos pequenos e fortalecer o papel das compras públicas, não é autoaplicável. Precisa de coordenação, organização e, principalmente, de uma equipe multidisciplinar e mobilizada para fazer com que ela seja cumprida.

 No estado do Rio de Janeiro, as compras da alimentação escolar das escolas estaduais é descentralizada. Está nas mãos do diretor, portanto, a escolha de como fazer uso da verba da merenda. É preciso um trabalho de base pois esta iniciativa tem um potencial fantástico de se bem estruturada e organizada mudar para melhor a qualidade da alimentação de nossa população e de reduzir os índices de obesidade e de diabetes infantis, que em países como os EUA tem contribuído para diminuir vertiginosamente a expectativa de vida das crianças e jovens.

Esta iniciativa somada com a ação de grupos como o de Ecochefs, que correm as escolas para mobilizar as crianças em torno da importância de uma alimentação saudável, resgatando valores como o prazer de preparar um prato, podem, ainda, servir de exemplo para o mundo. É, sem dúvida, um caminho sem volta, que vai ter resultados a partir da capacidade que ele terá de, nos próximos anos, envolver alunos, escolas e a comunidade como um todo em torno dele.